Estão de volta!
Um viva às nossas festas tradicionais em 2022
Um fim de semana em cheio com a distribuição de 5.000Kg de Sardinhas, 10.000 unidades de Pão, 5.000Lt de Vinho. Os grandes ingredientes desta festa são ligados ao ribatejo: largadas de Toiros, entradas e esperas de Toiros, Picaria à vara larga, jogos de cabrestos, muita musica e animação pelas ruas.
A devoção pela Nossa Senhora da Paz está associada ao terramoto 23 de Abril de 1909 que arrasou a vila de Benavente e levou à derrocada de grande parte das Igrejas. Os testemunhos das pessoas que viveram na época salientam que apenas uma imagem ficou de pé. A imagem de Nossa Senhora da Paz. Desde então, o culto pela Virgem protetora assumiu uma enorme dimensão. Apesar de toda a tradição religiosa associada, a freguesia apresenta um cartaz musical muito diversificado e claro, largadas de toiros, ou não fosse este um município marcadamente taurino no coração do Ribatejo.
Conhecida em muito pelo cartaz musical sempre apelativo, as festas do Porto Alto são mais do que isso. Um grande destaque para os sábados das Festas dedicados ao campino, com jogos de perícia e uma mini picaria demonstrativa. Muito concorrido o Festival de Folclore, com organização conjunta Comissão de Festas /AREPA, à noite a Sardinha Assada distribuída gratuitamente e um bom concerto, para fechar a noite mais forte. Todos os anos existem imensas largadas de toiros porque em todo o ribatejo, as largadas são fundamentais para ter um recinto sempre cheio.
A Barrosa é um jardim e tem uma festa muito bonita. Os convidados musicais são sempre apelativos, o que leva muita gente a visitar esta aldeia que recebe tão bem os visitantes. Há sardinha assada e muita aminação. Uma festa a não perder.
Uma festa tipicamente ribatejana que recebe milhares todos os anos. Mesa corrida, sardinha no prato ou a pingar no pão, todos os anos nas Festas de Samora Correia com distribuição gratuita de sardinhas, pão e vinho no sábado das festas.
Uma palavra para a entrada do Toiro – um dos pontos altos. O Folclore é uma Tradição que está viva nestas Festas de Samora Correia, e quem as visita pode apreciar o cantar e dançar de muitos ranchos de folclore do Ribatejo e de outros ranchos de outras zonas do País.
O tradicional desfile etnográfico, com a participação das forças vivas de Samora, campinos e cavaleiros amadores.
As saudades são sempre muitas de ver os campinos com os seus trajes de festa, nas provas de perícia, na condução de cabrestos, mostrando um pouco do seu trabalho no campo. Os campinos são sempre convidados muito especiais.
Destaques são ainda: o maneio de gado bravo e as largadas de Toiros no Largo do Calvário e ruas adjacentes.
Sabiam que se reúne aqui o maior número de Tertúlias de Amigos numa Festa? É assim nas Festas de Samora Correia.
Uma festa com inúmeras atividades ligadas à afición com largadas de toiros e vacas na manga; provas de perícia de campinos; encierros; Corrida de toiros à portuguesa e um cartaz musical diversificado. Tem sido habitual a distribuição gratuita de porco no espeto pelos visitantes. Uma festa muito acolhedora, numa aldeia muito bonita do município de Benavente.