Apresentação Festival Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas

A 2ª Edição do Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas foi apresentado ontem, dia 7 de maio pelo Sr. Presidente da Câmara, Carlos Coutinho.

Este ano o Festival do Arroz Carolino, vai decorrer na Zona Ribeirinha de Benavente, de 18 a 20 de Maio, os cabeças de cartaz, Pedro Abrunhosa, Aurea e Carolina Deslandes.

A expectativa, é que o Festival venha a ser uma referência nacional, que se pretende afirmar com um produto diferenciador que é o arroz carolino, referiu o Sr. Presidente da Câmara, Carlos Coutinho: 

Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas

Apresentação Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas (Ilustração JBrito Drawings)

“Queremos que o Festival do Arroz Carolino seja uma iniciativa, não apenas de um Festival musical, de encontro, mas que seja algo diferenciador, naquilo que é a afirmação de um produto que nós acreditamos, que é muito importante, o Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas, dando sequência a um trabalho que é desenvolvido pelos parceiros, aqueles que representam os Orizicultores, a Benagro, a Orivárzea, que neste momento é líder na produção do arroz carolino, que é algo de muito importante.
Estamos num território, que é o Concelho de Benavente, onde são cultivados cerca de 4500 hectares de arroz, maioritariamente arroz carolino, e é esse o produto que nós queremos afirmar na nossa gastronomia”.

Na sessão, esteve presente o Presidente da entidade Regional  de Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, que sublinhou o trabalho que está a ser feito.

“Conseguimos ultrapassar alguns mitos que existiam em relação a esta região, começam a existir aqui um conjunto de investimentos e propostas de investimento muito significativas, na área do alojamento turístico, na área do alojamento local também, o que significa que aquele mito que existiu durante muitos anos, em que a proximidade  a Lisboa, era propicia a que não houvesse na área do alojamento, está hoje completamente ultrapassada. Começa a haver muitos investidores, tenho falado com alguns autarcas aqui da Região, da Lezíria, e obviamente com o Presidente de Benavente, um conjunto de projetos vão surgir em breve, são projetos de grande qualidade”.

As Bancas do Arroz conceito introduzido na primeira edição do Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas , será este ano mais “musculado” e contará com a ACPP – Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal na Organização, novidade será a introdução do Espaço “Arroz Doce” também ele da responsabilidade da Casa de Todos os Cozinheiros conforme referiu Drª Cristina Gonçalves.

Este ano, devido às dificuldades de acesso,  um autocarro vai percorrer as freguesias todas do concelho para transportar as pessoas até ao recinto do Festival.
Será encerrada ao trânsito uma parte da zona histórica de Benavente, a que terão acesso apenas os moradores, serão criados parques nas zonas limites de Benavente, onde um circuito de autocarro estará em permanente deslocação, realizando o transfer para a zona de realização do Festival, e depois fará o circuito inverso.

Em termos gastronómicos a cara do certame é o Chef José Maria Lino, que ontem confeccionou ao vivo, arroz cremoso de bacalhau e coentros.
A sessão contou também com a presença da Confraria do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas, criada em janeiro último, em Benavente, e que apresentou  publicamente o seu traje pela primeira vez.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *