6ª Edição Festival do Arroz Carolino
6ª Edição Festival do Arroz Carolino
6ª Edição Festival do Arroz Carolino

Arroz Carolino em Destaque no Sociedade Civil RTP 2

Portugal é um país conhecido pela sua rica tradição gastronómica, onde cada prato conta uma história de gerações. Entre os tesouros da culinária portuguesa, o arroz carolino destaca-se não só pelo sabor único mas também pela sua importância cultural e económica. Venha connosco numa viagem pela história, produção e celebração deste grão precioso, conforme partilhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho, no programa Sociedade Civil da RTP 2.
Arroz Carolino em Destaque

Portugal: Um Gigante na Produção de Arroz

Portugal ocupa o orgulhoso posto de quarto maior produtor de arroz da Europa, cada cidadão consume cerca de 16 kg por ano. Este consumo reflete não apenas uma preferência alimentar, mas uma ligação profunda com um alimento central na dieta portuguesa.

O Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas

Uma das formas de celebrar o arroz carolino é através do Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas no Município de Benavente. Este evento não apenas exalta a diversidade gastronómica do arroz mas também destaca a sua importância para a economia local e o turismo.

Da Terra à Mesa: A Jornada do Arroz Carolino

O caminho do arroz carolino, desde os campos inundados das Lezírias Ribatejanas até à mesa dos portugueses, é um testemunho da paixão nacional por este cereal. O cuidado na produção, aliado às técnicas de cultivo sustentáveis, refletem o compromisso com a qualidade e o ambiente.

Inovação na Tradição: O Trabalho do INIAV

O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) desempenha um papel crucial na inovação e sustentabilidade da produção de arroz em Portugal. A criação de novas variedades que são mais resistentes e amigas do ambiente garante que o arroz carolino continue a ser um pilar da gastronomia portuguesa.

 A Arte de Cozinhar com Arroz Carolino

Além da sua importância económica, o arroz carolino é uma estrela na cozinha portuguesa. Chefs e famílias por todo o país celebram a sua versatilidade em pratos que vão desde o tradicional arroz de pato até inovações culinárias que continuam a surpreender e deliciar.

Conclusão:

O arroz carolino é mais do que um alimento; é um símbolo da cultura e tradição portuguesa. Ao valorizar e celebrar este produto, Portugal não só preserva a sua herança gastronómica como também abraça a inovação e a sustentabilidade. O Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas é uma janela para este mundo fascinante, onde cada bago de arroz carrega consigo a essência de uma nação.

Picture of Festival do Arroz Carolino das Lezíras Ribatejanas

Festival do Arroz Carolino das Lezíras Ribatejanas

Deixe um Comentário

Restaurantes Aderentes

Restaurante Coudelaria
Coudelaria
Restaurante A Torre
A Torre
Restaurante Boa Viagem
Boa Viagem
Chico do Porto
Chico do Porto
Restaurante Dwine Gulla
D´wine Gulla
Restaurante Gasolinas
Gasolinas
Restaurante o Lagar
O Lagar
Restaurante o Miradouro
O Miradouro
O Páteo da Aldeia
O Páteo da Aldeia
Santo Gula
Santo Gula
Terrace Lounge
Terrace Lounge

Saiba tudo sobre festival do arroz Carolino